A detention é uma cobrança pela sobre-estadia do uso de contêineres na exportação marítima (full container) quando o período livre (free-time) concedido pela companhia marítima ou agente de cargas é excedido.
Mas como evitar essa cobrança de detention?
Ao receber a cotação do frete internacional marítimo da companhia marítima ou do agente de cargas, é importante garantir que essa informação esteja explicitamente mencionada. Caso não esteja, o exportador deve questionar o prestador de serviço e obter essa informação formalizada, além de estar ciente dos valores diários de detention em caso de incidência. Se perceber que a quantidade de dias livres concedidos não será suficiente, é necessário solicitar prontamente a extensão desse período.
Da mesma forma, ao receber a reserva (booking) para o embarque, especialmente em operações de frete internacional na modalidade “collect”, em que a logística internacional geralmente é contratada pelo importador estrangeiro, é crucial confirmar novamente o free time de detention concedido. Também é importante verificar os prazos a serem cumpridos, tanto para a entrega do rascunho do conhecimento de embarque quanto para a carga desembaraçada entregue no terminal ou porto de embarque, bem como o Peso Bruto Verificado (VGM).
Dentro do prazo do free time concedido, o exportador deve realizar todas as etapas operacionais da exportação, considerando todos os trâmites aduaneiros envolvidos. Isso inclui a retirada do contêiner vazio do depot designado pelo armador, a estufagem do contêiner (colocação da mercadoria dentro do contêiner), a amarração dos volumes, a fumigação da embalagem de madeira, quando necessário, a vistoria do fiscal do Ministério da Agricultura do Brasil (MAPA) para emissão do fitossanitário, quando necessário, e a entrega do contêiner cheio no porto de embarque ou desembaraço da mercadoria a ser exportada.
Alguns armadores consideram a data de embarque do navio no porto de origem brasileiro como o ponto final para a contagem dos dias de utilização do contêiner, enquanto outros consideram a entrada efetiva no terminal portuário (gate in). Em caso de rolamento de carga, o período de cálculo vai desde a retirada do contêiner vazio até a data de embarque do navio.
Quando o período concedido de Free Time Detention (FTD) é ultrapassado, o armador ou agente de cargas cobrará pelos dias excedidos. Essa cobrança é feita por diária, geralmente em moeda estrangeira, como o dólar americano. Portanto, os valores podem ser consideravelmente altos, e à medida que o período é ultrapassado, o valor diário aumenta de maneira progressiva.
Evitar custos extras de detention na exportação marítima requer um planejamento cuidadoso e uma gestão eficiente do tempo e dos trâmites envolvidos. Cumprir prazos, obter as informações necessárias de forma documentada e estar atento aos detalhes podem ajudar a evitar esses custos indesejados.
E você, já teve que arcar com custos de detention em alguma operação de exportação? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários. Afinal, na logística internacional, a eficiência é fundamental!
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Por Kleber Fontes