Acessar mercados externos mais estáveis e garantir flexibilidade aos negócios é o que leva muitas empresas a apostarem na exportação. Porém, existem alguns passos essenciais que precisam ser dados antes de Iniciar a internacionalização de produtos. Afinal, este objetivo precisa ser planejado e cumprido com base em pesquisas, estudos, estatísticas e projeções fidedignas.
A análise de viabilidade de exportação envolve essas premissas e serve para analisar toda a cadeia logística e tarifária a fim de estimar os custos das operações. Além disso, objetiva destacar possibilidades de redução de custos. Atente-se a seguir e veja as principais etapas a serem cumpridas ao realizar esse estudo.
1. Determine as características da exportação
O primeiro aspecto a ser considerado na análise de viabilidade de exportação é o produto que se pretende exportar. Verifique, principalmente, se há algum tratamento administrativo exigido por órgãos anuentes tais como Receita Federal, IBAMA, etc., como também se, no país de destino, há alguma restrição ou exigência para a sua entrada.
Existem duas modalidades de exportação:
Exportação direta
- o exportador faz a operação em nome próprio;
- costuma ser feita por empresas que querem internacionalizar a própria marca;
- permite que a empresa tenha maior autonomia nas estratégias e negociações;
- requer o desenvolvimento de know how em comércio exterior, bem como no que diz respeito à língua e costumes dos importadores estrangeiros.
Exportação indireta
- a intermediária auxilia em todos os aspectos das negociações, superando, inclusive, barreiras culturais e linguísticas;
- otimiza a realização das operações de exportação, já que intermediária especializada possui know how e experiência;
- as operações ocorrem com riscos significativamente reduzidos.
2. Busque as estatísticas do mercado
Uma vez determinadas as característica da exportação, pesquise quais são os principais países compradores do produto. Afinal, o sucesso das operações depende diretamente da demanda do mercado. Depois, procure saber se o Brasil possui algum acordo comercial que envolve o seu produto com os países de interesse. Se for o caso, este é um fator que contribui para reduzir custos e potencializar a viabilidade de exportação.
Além disso, procure saber as estatísticas de Comércio Exterior relacionadas à exportação do seu produto nos últimos anos e informe-se sobre quais são as projeções de exportação para os próximos. Esta investigação vai ajudar a entender o comportamento do mercado e a quantificar as chances de retorno do investimento em exportação.
Para auxiliar no gerenciamento da exportação aprofunde-se também nas tendências que o mercado internacional vem apresentando. Afinal, fatores econômicos e políticos podem influenciar fortemente as relações comerciais entre países.
3. Analise a concorrência
Um dos melhores parâmetros que uma empresa pode ter quando se trata de exportação é a atuação de seus concorrentes. Encontre seus concorrentes internos e externos e avalie os aspectos primordiais de suas exportações:
- quais sãos os mercados explorados por eles;
- qual é o volume exportado, tanto em relação ao produto que se deseja exportar quanto a itens correlatos;
- quais preços praticam;
- como funciona sua logística.
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Por Kleber Fontes