Pelo contrário, exportar deve ser uma premissa para todo e qualquer negócio brasileiro, independentemente do seu tamanho.

Antes de prosseguir, gostaria de pedir para você curtir, se inscrever no canal e compartilhar este artigo à vontade!

Dados do SECEX, MDIC e SEBRAE revelam que os pequenos negócios correspondem a 41% das empresas brasileiras que exportam. Isso significa que, a cada 10 empresas mercantis brasileiras que exportam, 4 são de pequenos negócios.

Em 2022, 11.400 empresas desse segmento exportaram um total de US$ 3,2 bilhões. Embora o valor nominal das exportações das pequenas e médias empresas seja relativamente baixo, esses números demonstram que exportar é uma tendência e uma realidade para esses negócios.

A exportação é um processo que exige uma abordagem estratégica. O empresário brasileiro precisa considerar todo o passo a passo necessário para realizar uma operação bem-sucedida. O principal desafio é saber se comunicar de forma assertiva com o público-alvo e posicionar o produto e a marca com base em seus diferenciais competitivos, tendo em mente que, ao exportar, a concorrência será global.

Descentralizar a origem da receita e do faturamento é fundamental para a solidez de qualquer negócio. Por isso, é importante entrar em contato diretamente comigo para saber como expandir suas operações no mercado internacional.

Exportar não é mais uma realidade restrita às grandes empresas. Pequenos negócios têm se destacado nesse cenário e obtido resultados significativos por meio da exportação. Portanto, é fundamental que todos os empreendedores brasileiros considerem a exportação como parte integrante de suas estratégias de crescimento e prosperidade.

Não deixe essa oportunidade passar. Entre em contato agora mesmo e descubra como sua empresa pode expandir seus horizontes e conquistar o mundo por meio da exportação!

_

Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato comigo! Será um prazer atendê-lo!

Me acompanhe minhas redes sociais onde compartilho mais conteúdos sobre exportação e importação no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!

Por Kleber Fontes