As principais vantagens da exportação estão relacionadas à credibilidade, competitividade, independência e flexibilidade que essa expansão pode conferir a uma empresa.
Começar a exportar consiste em fazer uma expansão que confere credibilidade e competitividade à organização, e possibilita mais independência e flexibilidade nas negociações. A partir do momento em que uma empresa alcança os padrões, normas e nível exigidos pelo mercado externo e dá início a operações de exportação, diversos benefícios são possibilitados. Essas vantagens da exportação valem para empresas de todos os portes que pretendam apostar nessa estratégia de negócio.
Exportar também impacta positivamente a lucratividade e o fluxo de caixa. Além disso, é uma operação de Comércio Exterior que requer aprimoramentos internos nos processos, gestão e tecnologias utilizadas por uma empresa. Esse próprio processo preparatório também é extremamente benéfico para a organização.
Atente-se a seguir e saiba mais sobre como essas vantagens são garantidas ao se iniciar operações de exportação.
1. Acessar outros mercados
Exportar é destinar parte da produção para o mercado externo e, com isso, estender sua cartela de clientes para o exterior. Esse é uma das principais vantagens da exportação, por diversos motivos. O primeiro deles é o fato de que essa atuação traz muito mais flexibilidade para a empresa. Afinal, ela passa a não depender apenas do mercado interno.
Com essa independência, a empresa sofre menos, por exemplo, com características e sazonalidades que são específicas do mercado interno. Um dos principais aspectos que podem influenciar de forma sazonal, por exemplo, é o clima em si, datas comemorativas específicas das culturas estrangeiras, entre outros.
Além disso, uma vez que uma empresa passa a vender para o exterior, ela demonstra sua capacidade de se adequar às demandas criteriosas de outros mercados. Isso ajuda a internacionalizar, fortalecer e garantir mais competitividade à sua marca.
2. Driblar crises econômicas nacionais
Outra grande vantagem da exportação está bastante relacionada à independência trazida pelo acesso a novos mercados. O Brasil vem enfrentando uma crise econômica, política e social. Portanto, buscar estabilidade vendendo para o exterior pode ser crucial para a sustentabilidade de uma empresa.
Como é de se esperar, sem dúvidas, exportar para esses destinos representa uma oportunidade de vender para economias bem mais estáveis. As estatísticas mostram que os principais parceiros comerciais do Brasil são a China e os Estados Unidos, tanto na importação quanto na exportação. Estas se tratam, também, das duas maiores potências mundiais no que diz respeito à economia.
A China, por exemplo, mesmo sendo o epicentro do surto de coronavírus, reagiu rapidamente para contê-lo e o novo vírus ainda não impactou exportações brasileiras, assim como apontado pelo subsecretário do Ministério da Economia, Herlon Brandão. A rápida reação ao surto do coronavírus demonstrou a capacidade e a força da China frente a crises.
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Por Kleber Fontes